Linfedema e o meu sapatinho de cinderela

Tudo começou com uma picada de abelha..perna inchada, recurso ao hospital, injeção de penicilina… e tudo volta ao normal de novo durante 7 anos. Nunca mais pensei sequer no assunto até que, 7 anos depois, num dia normalíssimo, a mesma perna começa de novo a inchar.

Surgir-nos um Linfedema aos 29 anos de idade pode parecer mesmo o “fim-do-mundo”….

A médica foi muito “simpática”J quando me sentenciou: É um linfedema; Vai ter de usar meias elásticas e não precisa chorar, não vai morrer por isto!”

O primeiro impacto é realmente doloroso, não queria acreditar e chorei um dia inteiro – porquê a mim?? Adoro mini-saia e salto alto! – A minha preocupação na altura era estética porque não tinha ideia das possíveis consequências de ter um linfedema – as erisipelas vieram uns anos depois e com elas o agravamento do edema, mas isso é uma outra história...

Mas hoje, passados 24 anos, dou razão à médica, que na altura me pareceu até desumana, mas que na realidade queria apenas tranquilizar-me e dar-me a entender que eu podia continuar a levar a minha vida de sempre (só não podia continuar a usar a tal mini-saia e sapatinho de cinderela!J…. simples apêndices….)

Ivone Zuzarte
linfedema primário




no Facebook está aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante :)
Identifique-se sempre, por favor.
Muito Obrigada :)
Manuela (L de linfa)