Primeira reunião cientifica organizada pela ANDLinfa

Memória descritiva da 1ª reunião organizada pela ANDLinfa
Escrito por: Susana Rodrigues

Realizou-se no dia 19 de Janeiro, em Lisboa, a 1ª reunião organizada pela Associação Nacional dos Doentes Linfáticos (ANDLinfa).


Linfedema e lipedema, das necessidades do doente às novidades terapêuticas” foi o título do debate que contou com a presença de profissionais de saúde de várias vertentes, com o mesmo intuito de reforçar um dos principais objetivos da associação que é ter um papel ativo na melhoria da visibilidade das patologias linfáticas e das doenças que lhe estão associadas.




A abertura do debate coube ao Dr. José António Pereira Albino, cirurgião vascular, que apresentou o tema “A linfologia tem história em Portugal?”. Numa descrição cronológica do que tem sido feito no nosso país, fica-se a conhecer quais foram as principais personalidades intervenientes na área da saúde, momentos decisivos, conquistas e partilha de experiências.




A importância de estarmos juntos” esteve a cargo da palestrante e presidente da Associação, Manuela Lourenço Marques. A doença tem um rosto, não se pode dissociá-la da pessoa que a carrega, dos seus receios e expectativas. Alguns desses rostos foram apresentados, cada um com uma história de vida, mas unidos pela certeza de um diagnóstico que os acompanhará para toda a vida, o linfedema e o lipedema.




Seguiu-se uma mesa redonda sobre “Novos avanços no tratamento do linfedema e do lipedema” moderada pelos cirurgiões vasculares Dr. L. Mota Capitão e Dr. J. Pereira Albino.




Esta mesa redonda teve a participação do fisioterapeuta Nuno Duarte, que apresentou o tema “Tratamento do linfedema secundário, a realidade portuguesa”. Foi possível conhecer-se as particularidades patológicas mais relevantes que diariamente aparecem a quem lida com doentes linfáticos e, para estes especialistas, é preciso incrementar a qualidade e grau de conhecimento dos profissionais envolvidos no tratamento multidisciplinar desta doença.


A médica especialista em cirurgia reconstrutiva e microcirurgia, Dra. Ana Catarina Hadamitzky, residente na Alemanha, dedica há mais de uma década o seu trabalho ao tratamento cirúrgico de doenças do sistema linfático. Foi baseada na sua experiência que desenvolveu o tema “Perspetivas sobre o tratamento do lifedema e do lipedema no séc. XXI”. “O linfedema, assim como o lipedema são doenças sem uma terapia estabelecida; não há soluções universais, há sim diferentes cirurgias, quando necessárias, que dependem das causas, do grau de fibrose dos vasos e do estado clínico do doente”, citando a própria.




Durante toda a reunião esteve patente uma exposição de fotografias “Mulheres Guerreiras”, um projecto de Tracy Richardson e Adelaide Sousa, atriz e apresentadora. Falar do cancro, sem tabu, através da experiência de mulheres sobreviventes ao cancro da mama e de como a doença afetou as suas vidas é a linha condutora deste trabalho.





Com uma audiência que preenchia a totalidade da sala de conferências do Hotel Villa Rica, após sessão aberta de perguntas ao painel de comentadores, terminou assim a 1ª reunião cientifica organizada pela Associação Nacional dos Doentes Linfáticos (ANDLinfa).



Parabéns à Associação pelo contributo que está a desenvolver em prol da consciencialização desta problemática, que vai certamente lançar novos desafios, quer aos profissionais das áreas clínicas, quer à sociedade civil em geral.

Esperamos que nos próximos eventos desta natureza, possam também ser abordadas outras dimensões relacionadas com o Linfedema e Lipedema, nomeadamente questões associadas a limitações físicas que advêm da doença, as suas repercussões no contexto profissional, protecção social e necessário enquadramento legal.

evento noticiado:

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante :)
Identifique-se sempre, por favor.
Muito Obrigada :)
Manuela (L de linfa)