O impacto do linfedema visto por um fisioterapeuta

Quando fui convidado pela Manuela para oferecer um pequeno contributo a este blog, hesitei sobre que escrever. Actualmente a intervenção da fisioterapia no tratamento de linfedema está bastante difundida e os resultados dos tratamentos de drenagem linfática manual, pressoterapia, aplicação de bandas multicamadas e exercícios específicos estão comprovados pela evidência científica.

Assim em vez de escrever um texto técnico, decidi apresentar uma visão um pouco mais pessoal. Tentei reflectir e perceber se existe um denominador comum, a todos os doentes que tive a oportunidade de trabalhar. Da minha observação enquanto fisioterapeuta mas também como ser humano, o que provocou mais impacto?

A resposta surgiu de imediato. Mais que o impacto provocado pelas limitações funcionais relativas à limitação física imposta pelo linfedema, de maior ou menor dimensão, o grande impacto em todas as pessoas apresentou-se a nível emocional. Independentemente de idade, sexo, escolaridade, religião ou etnia, todas estas pessoas verbalizaram ou mostraram sentimentos mais negativos como por exemplo tristeza ou vergonha relativa ao seu corpo. Em casos mais extremos de elefantíase, algumas pessoas referem mesmo tentar esconder-se da sociedade. Mesmo os doentes com situações mais simples e com estruturas emocionais mais fortes, a certa altura, entre o bom humor, lá deixavam escapar uma certa mágoa ou insatisfação relativa à imagem corporal.

Mas o mais grave para mim foi verificar, mais que o minimamente aceitável, que actualmente ainda existem pessoas portadoras de linfedema que não tinham conhecimento de tratamentos para o seu problema. Apesar de se tratar de uma doença crónica, ainda sem cura, o aumento da qualidade de vida tem de ser visto como um direito de todos, independentemente da gravidade da sua condição. Nestas situações, deu-me particular satisfação observar autenticas reviravoltas nas vidas destes doentes. Presenciar recuperação não só física mas também emocional é muito gratificante para o fisioterapeuta que participa na intervenção multidisciplinar. E para todos os doentes, os tratamentos realizados bem como o aconselhamento foram ferramentas para o portador de linfedema encarar a sua doença com mais optimismo.

Felizmente a medicina está em constante evolução e nesta área é visível o aumento da diversidade e qualidade de ajudas técnicas. A este nível observo que todos os doentes tentam adquirir as ajudas técnicas que lhes são prescritas/aconselhadas, mas nem todos o fazem por questões económicas. Para as empresas particulares já estabelecidas, a área da saúde é uma área com grandes lucros, pois os doentes normalmente tentam fazer tudo para melhorar a sua qualidade de vida, por vezes adquirindo produtos, de inegável qualidade, mas com preços muitas vezes proibitivos. Porém, é esta mesma “lucrabilidade” que motiva as empresas deste ramo a melhorar e inovar os seus produtos.


Devido à crise económica mundial em que vivemos penso ser difícil esta situação mudar brevemente. O Sistema Nacional de Saúde não deverá aumentar comparticipações nesta área, nem tão cedo deverá alterar nada que aumente a globalidade, directa ou indirectamente, do seu orçamento a curto prazo. Apesar disto, a educação em Portugal na área da saúde é de nível elevado e de forma geral os serviços são dotados de profissionais de qualidade. No Hospital Pulido Valente tenho a felicidade de trabalhar com profissionais de excelência, dedicados em obter os melhores resultados e é com gosto que verificamos a satisfação dos nossos utentes. 

 Filipe Pereira
Fisioterapeuta

2 comentários:

  1. Obrigada, Terapeuta Filipe pelo seu testemunho! Tocou num dos pontos fulcrais do impacto do linfedema nas nossas vidas! Posso deixar aqui o meu testemunho, como o terapeuta me ajudou nos meses que fiz tratamento no HPV a aceitar-me, a cuidar do "meu linfedema" ... Beijinhos e mais uma vez obrigada!
    Maria João Carapinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas suas palavras, Maria João Carapinha. É muito bom perceber que a nossa intervenção tem impacto positivo nas vidas dos nossos utentes...
      Beijinho, até breve!!
      Filipe Pereira

      Eliminar

O seu comentário é muito importante :)
Identifique-se sempre, por favor.
Muito Obrigada :)
Manuela (L de linfa)