A borboleta turquesa

imagem daqui
Hoje em dia quando pensamos na borboleta, como um símbolo, pensamos nas recentes mudanças de designação e de logo de uma instituição bancária. No entanto não vamos falar da borboleta turquesa nesse contexto!

A borboleta turquesa é o símbolo internacional do linfedemaJ

Daquilo que tenho lido sobre a temática julgo de concluir que não há dados precisos sobre o porquê da escolha da borboleta turquesa. Mas, tudo indica que a primeira terapeuta de linfedema usava a expressão “suave como o beijo de uma borboleta”, para definir a intensidade/suavidade com que se deve efetuar a drenagem linfática manual (MDL).

Dos sítios, na internet, que tenho visitado posso concluir que alguns usam ainda a borboleta como logotipo, imagem, embora nem sempre a borboleta seja turquesa.
Lymphedema Treatment Act
Lymph Notes 
Lymphoedema Ireland 
Set Up, Speak Out 
Lymphedema Association of Quebec 
E outros há,  que não tendo a borboleta turquesa mantêm a cor na sua imagem (mas esta conclusão é pessoal, não tenho qualquer fundamento expresso para me leve a concluir o que estou a dizer. Isto é: que a decisão da cor tenho sido baseada na borboleta turquesa)
- Lymphatic Education and Research Network  
National Lymphedema Network 

fotografia:
Lymphoedema NZ "Share the Experience. Share the Journey"

NOTA: Os links que aqui deixei, são apenas alguns exemplos 
um apontamento de: 
Manuela

No FB está aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante :)
Identifique-se sempre, por favor.
Muito Obrigada :)
Manuela (L de linfa)