Petição: 2018 - consciencialização para o linfedema, no Dia Mundial de Saúde

Foi sem dúvida um grande marco o que aconteceu o ano passado, quando o senado americano declarou o dia 6 de março de 2016 o primeiro dia mundial do Linfedema. Mas foi apenas o começo de um percurso que queremos de vitória.




Presentemente está a acontecer uma petição que a Organização Mundial de Saúde faça, em 2018, uma chamada de consciencialização para o linfedema, no Dia Mundial de Saúde.

"O Dia Mundial da Saúde é uma oportunidade única de alertar a sociedade civil para temas-chave na área da saúde que afetam a humanidade e para desenvolver atividades com vista à promoção do bem estar das populações, assim como de promover hábitos de vida saudáveis. Nas escolas portuguesas realizam-se várias atividades escolares para incutir aos alunos a importância da manutenção de um estilo de vida saudável." (daqui)

Na carta que William Repicci, Diretor Executivo, LE & RN, escreve podemos ler:

"No ano passado, trabalhando em estreita colaboração com os apoiantes, a Lymphatic Education & Research Network (LE&RN), lutou-se pelo reconhecimento. há muito devido, do linfedema  e das doenças linfáticas. 

Como resultado o Dia Mundial do Linfedema foi celebrado a nível mundial. Isso é o que é possível, quando libertamos a nossa energia e nos focamos.

Estas são  apenas algumas das celebrações, anúncios e resoluções legislativas a nível mundial, que  reconhecem esta conquista:
  • representantes de mais de 25 países participaram do vídeo de lançamento;
  • o Senado dos Estados Unidos aprovou por unanimidade uma  lei que estabelece o dia 6 de março como o Dia Mundial do Linfedema;
  • a Índia anunciou o WLD (Dia Mundial do Linfedema) numa Conferência da AIIM, em Nova Deli;
  • a América do Sul criou um vídeo com representantes de todos os países afirmando seu apoio e defesa;
  •  o presidente da Associação de Linfedema da Galiza, na Espanha, escreveu: "Não só você estão a trazer uma grande mudança no linfedema para aqueles que vivem nos EUA, mas também uma grande mudança para o mundo.
    Deus abençoe o Dia Mundial do Linfedema!
Agora, unimo-nos em solidariedade com os defensores globais do linfedema para pedir que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declare "Linfedema: Consciencialização & Curas" como o foco do Dia Mundial da Saúde 2018. 

O nosso objetivo é fazer do linfedema e das doenças linfáticas uma prioridade global.
O nosso objectivo é envolver os governos einvestigadores de todo o mundo para se dedicarem a encontrar tratamentos e curas avançados.
O nosso objetivo é enfrentar a incrível carga psicossocial daqueles com linfedema que se sentiram marginalizados, não conseguem encontrar tratamento e cuja qualidade de vida foi negativamente transformada por esta doença.

De acordo com esses objetivos, pedimos que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declare "Linfedema: consciencialização & Curas" o foco do DIA MUNDIAL DA SAÚDE 2018

Facto: A OMS estima que mais de 150 milhões de pessoas em todo o mundo têm linfedema secundário
Facto: O NIH estima que o linfedema primário poderia afectar 1 em cada 300 nascidos vivos
Facto: A OMS estima que mais de 120 milhões estão infectados com filariose linfática, deixando 40 milhões desfigurados e incapacitados

O Dia Mundial da Saúde da OMS é reconhecido em 7 de abril. Foi estabelecido para ser um apelo à ação para questões de saúde críticas que afetam a população mundial.

A campanha do Dia Mundial da Saúde 2017 é a "Depressão", que teve início em outubro de 2016 e está focada na prevenção e tratamento

Este ano, pedimos que a comunidade doenças linfática assine uma petição pedindo que a OMS faça Dia Mundial da Saúde 2018: "Linfedema: Consciencialização & Curas"

Precisamos da consciencialização para que médicos e terapeutas estejam preparados para tratar todos os que se dirijam a eles com linfedema e doenças linfáticas.

Precisamos de consciência para inspirar as comunidades a nível mundial a abraçar esta como uma causa comum.

Precisamos de consciencializar para encorajar as nossas maiores mentes a se envolverem em investigação e nas nossas instituições para então priorizar o financiamento desta investigação. E então nós precisamos que encontrar uma cura seja uma prioridade global. 

Milagres aguardam se nos dedicarmos a encontrá-los.

O sucesso depende de nós.

O sucesso depende de ti!

Faz com que a tua voz ouvida e assina esta petição.
Atenciosamente,
William Repicci
Diretor Executivo, LE & RN"

ASSINEM A PETIÇÃO AQUI



Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante :)
Identifique-se sempre, por favor.
Muito Obrigada :)
Manuela (L de linfa)