Nordic Walking - benifícios no tratamento do linfedema


Descobri a Caminhada Nórdica (Nordic Walking) em 2013, durante o meu tratamento do linfedema, na Floresta Negra.

Ao encontrar um artigo no "The european journal of limphology and related problems", vol.24 – nº 69 - 2013, sob o tema "Brief overview of the benefits of Nordic Walking in the treatment of primary and secondary lymphœdema", não poderia deixar de partilhar com cada um de vós, a minha "descoberta" e, com a ajuda de uma amiga, torná-la acessível a todos os portugueses.

Aqui fica, abaixo, a tradução do documento e um convite à prática da Caminhada Nórdica (Nordic Walking)



imagem daqui








Breve panorâmica sobre os benefícios do “Nordic Walking” no tratamento do linfedema primário e secundário

TEMA
O Nordic Walking é uma actividade física com diversas vantagens sobre outros tipos de exercícios  aeróbicos e foi proposto como uma intervenção física apropriada tanto para o linfedema primário como para o secundário. É uma intervenção viável para ser implementada em serviços de saúde. No entanto é necessário mais estudos  para se poder assentar numa recomendação geral  relativa à frequência e intensidade de programas de exercícios, consoante a gravidade do linfedema.
Palavras chave: Nordic Walking,  linfedema,  actividade física

INTRODUÇÃO

O Nordic Walking (NW) é uma actividade física actualmente em expansão na Europa e está associada a importantes benefícios para a saúde das populações quer saudáveis, quer vulneráveis. Teve origem na Finlândia, nos anos trinta, enquanto treino fora de época de esquiadores de cross-country   e foi mais tarde introduzido (1966), também na Finlândia,  em lições de educação física por Leena Jaaskelainen. Os primeiros bastões, especialmente desenhados para a prática   de NW  foram vendidos nos anos 90. Devido  à sua grande versatilidade e ao facto de ser uma actividade benéfica  para a saúde granjeou popularidade em diversos países Europeus.
Ao acrescentar um par de bastões à normal caminhada 1 a  técnica tradicional de NW trabalha o corpo de forma equilibrada,  fluida e simétrica. Os bastões são utilizados para ajudar a lançar o corpo para a frente, preservando a biomecânica  natural e correcta do padrão normal de caminhada, promovendo um bom alinhamento do corpo.

O exercício físico faz parte da terapia  de descongestionamento  linfático (DTL - Decongestive Limphatic Therapy), internacionalmente usada como tratamento standard para o linfedema 2. O presente artigo explora os benefícios fisiológicos e psicossociais e as vantagens de  implementação  do NW no tratamento do linfo-edema primário e secundário.
NW PARA TRATAR O LINFEDEMA

Foi considerado que o NW trazia benefícios  fisiológicos e psicossociais a pacientes com linfedema secundário  e com cancro da mama 3-5  e foi proposto por diversos autores para o tratamento do linfedema6-7.     
O NW foi usado com sucesso como intervenção para controlar os linfedemas primários e secundários em países como a Alemanha8 e é recomendado mundialmente, por terapeutas e associações de pacientes com linfedema, como parte de um tratamento multidisciplinar. Contudo o NW ainda é relativamente desconhecido nos países do Sul da Europa e o número de estudos clínicos nesta área é limitado. 

Tabela 1 – Benefícios e vantagens potenciais do NW no tratamento do linfedema primário e secundário (adaptado de Gonzalez Castro, 2012)











BENEFÍCIOS FISIOLÓGICOS 

Exercícios de corpo inteiro
A principal vantagem do NW sobre a caminhada normal é o facto de trabalhar todo o corpo pois  integra o exercício das partes superior e inferior do corpo, utilizando os principais sistemas musculares1.  O exercício da  parte superior do corpo é activado pela utilização dos bastões de NW  que impele o corpo para a frente quando se empurram contra o chão e para tráz.
Aumento da capacidade cardiopulmonar
Está comprovado que ao compararmos a caminhada normal com o NW, à mesma velocidade,  esta aumenta a capacidade cardiopulmonar pois aumenta o consumo de oxigénio e o ritmo cardíaco10-13 . Mesmo quando se pratica NW a uma velocidade mais baixa do que a da caminhada convencional sem os bastões,  a taxa de oxigenação e o ritmo cardíaco são superiores14.   Assim sendo, o NW é uma actividade ideal para aumentar a capacidade aeróbica.


Aumento da resistência da parte superior do corpo
Durante o NW a parte superior do corpo trabalha com o movimento de empurrar os bastões, o que impele o corpo para a frente. Por isso o NW aumenta a tonicidade muscular e fortalece a parte superior do corpo. É importante saber-se que diversos estudos concluíram que o NW é um exercício físico seguro para quem sofre de linfo-edema nas   extremidades superiores4-5. Um teste  aliatório de controlo em mulheres a quem foi aplicado um tratamento de pós-cancro da mama,  comprovou o  fortalecimento significativo das extremidades superiores sem exacerbar o linfo-edema  após a  prática de NW durante  8 semanas, quando comparadas com o grupo de controlo5.

Aumento do consumo de energia
Está documentado na literatura  que a obesidade aumenta o risco de se vir a sofrer de linfedema2. Como o NW  exercita todo o corpo resulta num aumento de consumo calórico quando comparado com a caminhada sem bastões 10,11,12,15e pode, por isso, prevenir/controlar/reduzir a obesidade.

Melhoria da circulação
Durante a caminhada normal os braços balançam ao lado do corpo.  Por outro lado, uma utilização correcta da técnica de NW também implica que se abra e feche a mão sobre a pega do bastão1 melhorando assim a circulação sanguínea e a drenagem linfática. Minimiza o descondicionamento físico geral  e melhora a capacidade funcional

O NW  é um exercício aeróbico de corpo inteiro com vantagens fisiológicas sobre  a caminhada convencional, sem bastões, uma vez que melhora  o fortalecimento da parte superior do corpo. Pode ajudar os pacientes de linfo-edema a adquirirem independência no seu dia a dia e prevenir o descondicionamento  físico e o aumento dos seus sintomas. 

BENEFÍCIOS PSICOSSOCIAIS
Baixa taxa de percepção de esforço
Apesar do gasto de energia ser maior durante a prática de NW, se comparado com o da caminhada convencional sem bastões, o esforço é repartido entre  as partes superior e inferior do corpo. Por isso a percepção de esforço é menor 13,15.

Facilidade de aprendizagem
O NW é uma actividade relativamente fácil de aprender pois baseia-se na biomecânica do padrão da caminhada natural convencional 1 . Tanto a intensidade como a técnica podem ser adaptados às necessidades do paciente, contudo é importante aprender a técnica correcta com um instrutor qualificado de NW.

Actividade social
O NW é uma actividade física versátil que não requere preparação física prévia e que, devido à sua baixa percepção  de esforço, é acessível a qualquer tipo de população, seja vulnerável  ou saudável e durante toda a vida. Mais ainda, o NW praticado a uma velocidade moderada ou baixa permite a conversação  sendo,  por isso, uma actividade social. 
Fácil adesão e melhoria do estatuto psicológico
Devido à sua baixa taxa de esforço, facilidade de aprendizagem e componente social é fácil para os pacientes cumprirem um programa de exercícios baseado no NW. Um estudo em mulheres com linfedema secundário  e com cancro da mama realçou os benefícios do exercício de grupo, não apenas relacionado com o programa de exercícios propriamente dito, mas também no que respeita  a melhores resultados para a auto-estima e satisfação16.   
Melhora a qualidade de vida
A prática de  NW resulta em benefícios psicológicos e psicossociais  podendo, por isso, contribuir para melhorar a qualidade de vida de pacientes com linfedema  primário e secundário.

VANTAGENS COM A IMPLEMENTAÇÃO
Actividade sustentável
A prática de NW é uma actividade social, amiga do ambiente e barata uma vez que o equipamento básico necessário é um par de bastões especialmente desenhados para a modalidade. Pode ser praticado em qualquer superfície, dentro ou fora de casa e é adequado para qualquer idade.
Fácil implementação em protocolos de cuidados médicos
O NW já foi integrado como parte do CDT no controlo do linfedema  em diversos países europeus. É uma actividade simples e barata que pode ser integrada em protocolos de cuidados médicos, enquanto parte de um tratamento  multidisciplinar para tratar e controlar o linfedema.

CONCLUSÕES

O NW é um exercício para todo o corpo com importantes benefícios psicológicos e psicossociais, quando comparado com a caminhada convencional  sem os bastões, uma vez que melhora a capacidade aeróbica e também  a força e a circulação da parte superior do corpo. Devido à sua baixa taxa de esforço e facilidade de implementação é um tipo de intervenção ideal para os cuidados de saúde.
É necessário a realização de mais estudos para determinar as recomendações gerais relativas à frequência e intensidade dos programas de exercícios, dependendo da severidade do linfedema.  O exercício físico deveria ser implementado como uma intervenção de cuidados de saúde sociais e como parte de uma abordagem  holoística para controlar o linfedemas primário e secundário. 

Tradução: Fernanda Aboim Chaves
Artigo publicadoThe european journal of limphology andrelated problems, vol.24 – nº 69 - 2013, pag 28 
Artigo de: Gonzalez-Castro da Health Promotion Association Ipar  Izarra Nordic  Walking Bilbao (Bilbao –Vizcaya, Espanha) – info@nwbilbao.com 

referências no artigo:
1. Arrankoski T., Kettunen T.: Il Moderno Nordic Walking. Askel, 2011, Italy.
2. Ogawa Y.: Recent advances in medical treatment for lymphoedema. Ann. Vasc. Dis., 2012; 5: 139-144.
3. Sprod L., Drum N., Bentz A., Carter S.D., Schnieder C.M.: The effects of walking poles on shoulder function in breast cancer surviviors. ICT, 2005; 4: 287-293.
4. Jonsson C., Johansson K.: Pole walking for patients with breast-related arm lymphedema. Physiother. Theor. Pract., 2009; 25: 165-173.
5. Malicka I., Stefanska M., Rudziak M., Jarmoluk P., Pawlowska K., Szczepanska-Gieracha J. et al.: The influence of Nordic walking exercise on upper extremity strength and the volume of lymphoedema in women following breast cancer treatment. IES, 2011; 19: 295-304.
6. Chang C.J., Cornier J.N.: Lymphedema interventions: exercise, surgery and compression devices. Sem. Oncol. Nur., 2012; 29: 28-40.
7. Vojackova N., Fialova J., Hercogova J.: Management of lymphedema. J. Dermatol. Treat., 2012; 25: 352-357.
8. Mrozinska M.:Physical therapy of lymphedema in experience from the german school. FP, 2009; 17: 62-68.
9. Gonzalez Castro C.: El Nordic Walking como ejercicio físico a prescribir en pacientes afectados de linfedema secundario al cáncer de mama. Apunts Med. Esport., 2012; http://dx.doi.org/10.1016/j.apunts.2012.07.002
10. Church T.S., Earnest C.P., Morss G.M.: Field testing of physiological responses associated with Nordic walking. Res.
Q. Exerc. Sport., 2002; 73: 296-300.
11. Gram B., Christiansen R., Christiansen C., Jeppe G.: Effects of Nordic Walking and exercise in Type 2 Diabetes mellitus: A Randomised Controlled Trial. Clin. J. Sport Med., 2010; 20: 355-361.
12. Morgulec-Adamowicz N., Marszalek J., Jagustyn P.: Nordic Walking - A new form of adapted physical activity. Hum. Mov.
Sci., 2011; 12: 124-132.
13. Sugiyama K., Kawamura M., Tomita H., Katamoto S.: Oxygen
uptake, heart rate, perceived exertion, and integrated electromyogram of the lower and upper extremities during level and Nordic Walking on a treadmill. Am. J. Phys. Antropol., 2013; 32: 2.
14. Schiffer T., Knicker A., Hoffman U., Harwing B., Hollman W., Struder H.K.: Physiological responses to Nordic Walking,
walking and jogging. Eur. J. App. Physiol., 2006; 98: 56-61.
15. Figard-Fabre H., Fabre N., Leonardi A., Schena F.: Efficacy of Nordic walking in  besity management. Int. J. Sports Med.,
2011; 32: 407-414.
16. Bracha J., Jacob T.: Using exercise classes to reduce arm lymphoedema. JOL, 2010; 5: 46-55.

2 comentários:

  1. Pequena história




    A Marcha Nórdica (Nórdic Walking) não é simplesmente caminhar com sticks bem pelo contrário, trata-se de aplicar uma técnica estudada por especialistas de motricidade humana medicina desportiva.

    A técnica chamada de ALFA 247 engloba varias posições como por exemplo, a posição dos membros superiores posição e o movimento dos sticks,o adaptar do passo, assim como a harmonização de todas as técnicas, por tal esta modalidade precisa de uma formação apropriada para podermos caminhar em terreno plano subidas e descidas devidamente equipados e com um bom par de sticks adaptados ao tamanho de cada pessoa


    Então o que espera?



    Se deseja iniciar um curso e lançar-se na aventura da MARCHA NÓRDICA para aprender com prazer as boas técnicas da modalidade para poder também descobrir as suas potencialidades desportivas independentemente da sua idade não hesite venha conviver e partilhar de bons momentos de convívio e desporto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Senhor Luis Gregório, muio obrigada pelo comentário.
      Quanto ao sua questão:
      Provavelmente o que aguardamos é que em Portugal haja quem dinamize esta modalidade que tem beneficios para nós, com a patologia, e para qualquer um.
      Retorquimos aqui o desafio.
      para quando colocar em prática?
      :)
      Aguardamos :)

      Eliminar

O seu comentário é muito importante :)
Identifique-se sempre, por favor.
Muito Obrigada :)
Manuela (L de linfa)